Nidação ou Menstruação?

Nidação ou Menstruação? 

A menstruação é o período de tempo em que desce o mênstruo que é o fluxo sanguíneo cíclico da mulher (uma mistura de sangue e tecido endometrial) e nidação é a fixação do óvulo já fecundado no endométrio. Durante a nidação pode ocorrer um pequeno sangramento, que acaba servindo para fazer confusão com a menstruação. 

Do ponto de vista médico a frequência com que os eventos ocorrem ajuda muito a definir entre uma coisa e outra: menstruação ocorre uma vez ao mês (as vezes mais de uma vez por mês) e nidação ocorre somente quando a mulher engravida (poucas vezes durante a vida inteira da mulher) ou seja, quando estiver em dúvida pense sempre que é menstruação em primeiro lugar e não nidação. 

Depois da menstruação que é muito mais frequente que nidação, vem as irregularidades menstruais, porque para a mulher confundir menstruação e nidação, algo de diferente precisa ter acontecido porque são duas situações distintas que ocorrem em períodos diferentes do ciclo menstrual: a menstruação inicia o ciclo e ocorre em média a cada 28 dias e a nidação ocorre um 1 a 3 dias após a ovulação (que ocorre em torno do 14ª dia do ciclo, ou seja a nidação, geralmente, ocorre em torno de 10 dias antes do dia da menstruação descer. 

Ai entram as irregularidades menstruais como o principal diagnóstico diferencial de nidação, porque uma irregularidade pode causar um sangramento de aspecto diferente (menor quantidade e menos dias) da menstruação normal e antes da data prevista para a menstruação. E irregularidade menstrual é muito mais comum que nidação; agora fica assim pela ordem de frequência: menstruação primeiro, irregularidade menstrual em segundo e nidação em terceiro.

Isso acaba sendo importante também nas mulheres que usam anticoncepcional em que podem ocorrer sangramentos de escape bem no meio do ciclo que as mulheres confundem e acham que é nidação, porém quem usa anticoncepcional não tem período fértil porque não ovula, se não tem ovulação não pode ocorrer fecundação desse óvulo e muito menos nidação.

42 comentários:

  1. estou no meu primeiro ciclo sem o AC tenho ciclo de 28 dias minha ultima mostra foi dia 30 de maio de 2012 dia 10 começou a descer o muco elastico, desceu ate dia 12, transei dia 10, no dia 12 meu muco elastico veio acompanhado de raios de sangue, dia 16 melou no papel apenas uma vez uma secreção cor caramelo, dia 17 de manha melou igual secreção de cor caramelo, no mesmo dia 17 ao final da tarde mudou, desceu sangue rosado, tipo um sangue muuuito fraquinho e só aparece no papel depois q faço xixi só aconteceu 3 x e parou! como tenho o ciclo de 28 dias penso q devo menstruar dia 26, ou seja começei a ter sinal dia 16, 10 dias antes da data prevista da próxima menstruação, será q já consegui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou na mesma situação q vc, e vc consiguiu?

      Excluir
    2. Juliana , estou igual a vc!! e vc era mesmo gravidez???

      Excluir
  2. tomo ac a 5 meses, e nesse ciclo esqueci 3 pilulas ( 7, 8, 9)e hoje no segundo dia de pausa percebi um muco elástico . o que sera que esta por vir ?

    ResponderExcluir
  3. dia 02 10 de 2012 a minha amostra veio dia 5 foi embora tranzei com meu marido dia 06,08,10,13,15,17dia 18 fiquei sentindo colicas de leves e meu seio esta com uma dorzinha bem de leve na lateral e estou com sensaçao de esta fazendo xixi mas quamdo vou ao banheiro sai um muco ingual agua, e minha amostra e pra vim dia 29 de outubro sera que pode ser a nidaçao .

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Janne Kelle tenho 22 anos e preciso da sua ajuda ! :)
    Bem,menstruei esse mês dia 12/10 tenho um ciclo de 25 dias,sendo que neste mês n tomei pílula, tive relação dia 19,23,25,26,28 sendo que na quarta-f dia 24 comecei a sente cólicas,sei que estava na minha semana fértil e talvez isso seja o motivo!?
    Se estou errada me corrija por favor?!
    Quando foi na segunda feira a noite dia 29/10 por volta das 19 horas sente que estava menstruada, tinha uma pequena quantidade de sangue.
    Tenho sentido cólicas e sempre que vou fazer xixi é que o sangue sai, é em pequena quantidade.
    Será que pode ser nidação ? Ou foi porque eu n tomei os comprimidos? Eu tenho consulta marcada para Dezembro ainda vai demora muito, até vou morre de ansiedade! BJos obrigada !

    ResponderExcluir
  5. Minha esposa tomava ac até o mes passado e mesmo assim de forma irregular (tomava hoje e passava tres dias sem tomar)agora estamos tentando engravidar. a menstruação dela sempre foi regular entre os dias 9 e 10 impecável, só que neste mes veio dia 1 e só passou menos de tres dias com pouco fluxo de material (sangue)tinha dia que nem sujava o absorvente. O que deve ser?

    ResponderExcluir
  6. mestruei masmina mostra esta diferentefas tres messes de cinco dia vem as veses 3 as veses com um coisa ben escura o que pode ser

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é Helena, parei usar anticoncepcional (nuvaring) em agosto para engravidar. Tenho ciclo de 31 dias, minha última menstruação foi em 29 de dezembro. Tive relação nos dias 09, 13 e 14 de janeiro e tive umas manchinhas de sangue nos dias 15 e 17. De acordo com minhas contas minha ovulacao seria no dia 15. Será que esse sangramento foi nidacao?

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Aline, e meu período menstrual é de 28 dias e meu ultimo ciclo foi dia 20 de janeiro. E deus de ontem dia 10 de janeiro eu estou com pequenos sangramentos tipo água escura. e gostaria de saber se isso poderia ser uma nidação sendo que estou a 6 meses sem tomar remédioe fiz a chamada tabelinha mandendo relação nos dias 31 de janeiro à 5 de feverio de dois em dois dias.
    Qual a possibilidade desse sangramento ser uma nidação?

    ResponderExcluir
  9. Olá estou com uma duvida muito grande. Preciso de ajuda urgente. Menstruei no dia 10/02/13 e três dias depois passei a usar o adesivo contraceptivo EVRA. Porém no dia 27/02/13 comecei a sangrar, sem muito fluxo, só percebia ao me limpar. Suspendir por conta propria o EVRA, pois alem do sangramento estava sentindo muito enjoos. Fiquei sangrando neste ritmo por 7 dias. Depois parou e até agora minha menstruação não desceu. Meu ciclo até então era de 31 dias. O que devo fazer? Enquanto estava usando o adesivo eu tive relações desprotegida mesmo, e notei que estou urinando mais do que de costume.

    Grata, Thaislene.

    ResponderExcluir
  10. Tive relações sexuais no finalzinho do mês de março. Apesar de ter usado preservativo, suspeito que vazou um pouco de esperma. Meu ciclo menstrual é um pouco desregulado, porém, a menstruação vem, mais ou menos, no mesmo período.
    No dia 04 de abril, começou a vir um sangramento escuro, estilo borra de café, e em pouquíssima quantidade. No dia 05 o sangramento aumentou de intensidade, tendo ficado em um vermelho vivo. Isso durou por dois, tendo vindo um sangramento semelhante a minha menstruação.
    Porém, no dia 07 de abril, o sangramento cessou, tendo voltado, bem fraco, hoje, dia 08.
    Estou muito preocupada com a possibilidade de tal sangramento ser uma nidação. É possível que seja? Desde já, muito obrigada!
    Luciana.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. ñ tbm estava assim e fui no Go e fiz uma ultra e deu cisto no ovário,e que eu ñ estava ovulando devido os cistos o endométrio só da sinal de menstruação,vá ao médico pode ñ ser normal o seu tbm,bjs bos tarde...

      Excluir
  12. OI BOA NOITE MEU NOME E TAIZ, TIVE UM ABORTO RETIDO EM SETEMBRO DE 2012 FIZ CURETAGEM DE OUTUBRO ATE DEZEMBRO EVITEI FAZENDO TABEA JA QUE MINHA MENSTRUAÇAO VINHA CERTINHA 30 DIAS, ENTAO EM DEZEMBRO RESOLVI TENTAR A ENGRAVIDAR DE NOVO, EM JANEIRO PASSEI POR UMA MEDICA QUE FEZ UMA US E DETECTOU QUE EU ESTAVA BEM PRA ENGRAVIDAR MAIS PASSOU UM INDUX PARA ORVULAÇAO ESTOU NO MEU 3°CICLO MINHA MENTRUAÇAO ERA PRA TER VINDO DIA 24 DE ABRIL HOJE JA E 29 ATRASO DE 5 DIAS fiz um teste de farmacia dia 26 e deu negativo, E hoje SENTI MUITA COLICA PELA MANHA E DEPOIS VEIO SO UM PINGO DE UM SANGUE ROSADO que depois foi embora junto com as colicas POSSO TER tido uma orvulaçao tardia e tendo uma nidaçao ?ou e a mentruaçao ? o que faço ja estou quse pirando com esse exame que deu negativo ou fazer logo um beta ou esperar ela descer socorro!!!!!

    ResponderExcluir
  13. olá meu nome é daniele ,tive relação com meu marido um dia sim é outro ñ no meu período fértil minha mostra era pra vim dia 07/05/13 é veio dia 05/05/13 ,e foi embora dia /07/05/13 o dia que era pra vim,no dia 09/05 desceu um muco escuro,fiz relação novamente no dia 10/05 no outro dia fui ao banheiro urinar ao limpar saiu uma linha de sangue e o muco escuro o que pode ser ..

    ResponderExcluir
  14. Oi veio pra mim dia 27/05/2013 e dia 6/06 eu senti fisgada no ventre e dia 7 veio uma borra de cafe e ficou por 2 horas e nao vi mais oque pode ser estou gravida sera?? Fiz sexoo sem preservativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou livia boa tarde! estou com uma duvida muito grande
      minha mestruaçao ta vindo bem pouco so dois dias sera qu to gravida e sera a nidaçao to grilada porque veio na data que era pra descer a mestruaçao me ajuda alguem ai to muito anciosa tomo acido folico a um mes

      Excluir
    2. essa e a minha duvida tbmmm!!!!!

      Excluir
  15. Oi to com um sintoma meio esquezito, minha mestruaçao veio dia 4 de junho, e foi embora dia 8 pro dia nove. no dia 9 tive relaçoes com meu esposo e no dia 13 desceu uma borra de cafe e junto dessa Borra um sangue rosado. eu to com medo o que pode ser.

    ResponderExcluir
  16. khatiany :tive relação com meu esposo ,no dia seguinte pela manhã ouve um raio de sangue com secreção incolor na minha calcinha , a noite passei o papel e um raio de sangue claro. depois não veio mas sangue só secreção incolor . o que pode sr?

    ResponderExcluir
  17. Tomei o anticoncepcional no mês de Junho,mas 4 comprimidos da cartela estava desfarelando, o ciclo veio normal. No mês de Julho tomei a cartela inteira,mas esqueci de tomar cinco dias consecutivos e não tomei todos no mesmo horário e acaba esquecendo de tomar sempre algum, o ciclo neste mês veio dois dias começou com uma borra de café e só saia um sangue vermelho vivo ao urinar. Fiz o beta HCG no dia 02/08 e deu negativo. Mas sinto muito diferente meu abdômen e aumentou minha vontade de urinar. Será que posso ter estar grávida com uma ovulação tardia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondendo...eu não estou grávida. A minha monstra veio diferente di novo agora dois dias(sendo 1 dia sangue e outro borra,que só saiam qdo me limpava após urinar)a princípio fiz outro beta dia 06/09 e deu negativo...agora vou esperar até dia 16/09 que ta pra vir de novo.

      Excluir
  18. Ola meninas ..preciso de ajuda.
    Desde quarta(7/8/13) estou tendo um pequeno sangramento minha M estava prevista para o dia (11/8/13) hj ja faz 6 dias que estou tendo essa perca de gotinhas de sangue.A quantidade é tao pouca que nao vale nem por um dia de M...Alguem ja teve isso? e nao tenho sinal de colica.

    ResponderExcluir
  19. Estou com um problema menstruei e tomei uma semana do meu anticoncepcionaln e veio uma menstruação bem pouca tipo borra de café, durou 3 dias e senti pouca cólica. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Bom, minha menstruação costuma descer nos últimos dia do mês, eu e meu namorado dia 09\08 fizemos algumas "brincadeirinhas" mas ele não gozou, e não houve penetração.. mas hoje dia 26\08 apareceu um corrimento meio rosado depois que fui ao banheiro novamente desceu um sangue bem fraquinho.. Será que estou gravida? PANICO

    ResponderExcluir
  21. Ola meninas me,ajudem por favor
    N tomo nenhum anteconcepcional e agora estou meio em duvida ,minha monstra è regular nunca teve nenhuma mudança drastica de datas até q agora aconteceu ,ela geralmente vem dia 24 ,foi assim no mês passado ,só q este mes agora ela ja,veio comecou dia 14 ,ou seja 10 dias antes da prevista,o q vcs acham q é? Eu tambem estou com os meus seios muito dolorido,tenho muita colica e dof de cabeça..meninas me ajudem por favor! Serà q é a chamada NIDAÇÃO?

    ResponderExcluir
  22. Gente me ajudem por favor !!
    não tomo nenhum tipo de anticoncepcional ..minha menstruação veio no dia 8 de agosto e como sempre passa 5 dias...nos dias 17,24,31, e 07 de Setembro eu transei com meu noivo (não usamos camisinha ele ejaculou fora) minha menstruação naum tein dia certo para vir meu ciclo mudo todo mes so sei q esta perto de chegar pq meus seios ficam doloridos ..e começaram a ficar doloridos no começo da outra semana e ontem dia 15 quando fui ao banheiro fazer xixi no papel higiênico saiu um pinguinho rosinha..depois de mas ou menos 30 minutos começou a descer vermelha mas com o fluxo menor como se tivesse indo embora e passei o dia inteiro com colica e quando eu fazer xixi é q o sangue sai maior um pouco , e hj dia 16 continua na mesma situação..

    ResponderExcluir
  23. ME AJUDEM POR FAVOR!!!
    TOMEI AC POR MUITO TEMPO POIS TENHO SOP, PAREI A SEIS MESES PQ DESEJO MUITO ENGRAVIDAR. TOMEI PROVERA 10 DURANTE 3 MESES( O MÊS DE SETEMBRO FOI O ÚLTIMO) MAS NESSE ÚLTIMO MÊS ME ACONTECEU UMA COISA ESTRANHA. FIQUEI MENSTRUADA DO DIA 29/09 ATÉ O DIA 04/10, QD FOI NO DIA 15/10 COMEÇOU A DESCER UM CORRIMENTO AS VEZES CASTANHO COR DE AS CAFÉ PENSEI Q FOSSE MINHA MONSTRA ADIANTADA, MAS CONTINUA ASSIM ATÉ HJ OU SEJA JÁ TEM SEIS DIAS... A MÉDICA Q FAZ MEU TRATAMENTO SE ENCONTRA DE FÉRIAS... PENSEI TBM Q PUDESSE SER NIDAÇÃO FIQUEI TD FELIZ ATÉ PENSANDO Q JÁ ESTIVESSE GRÁVIDA, MAS ACHO Q Ñ É.ACREDITO MSM Q SEJA UM SANGRAMENTO DE ESCAPE JÁ Q TERMINEI O TRAT. COM O PROVERA 10 E MINHA MOSTRA SEMPRE FOI MT IRREGULAR. VI SITUAÇÕES PARECIDAS COM A MINHA MAIS Ñ VI NIMGUÉM PASSAR DE 4 DIAS DE SANGRAMNTO DE NIDAÇÃO. O JEITO VAI SER ESPERAR ELA ESTÁ PRA DESCER DIA 26/ MEU CICLO É DE 28 DIAS. VCS CONHECEM ALGUEM Q TENHA TIDO SANGRAMNTO DE NIDAÇÃO POR MAIS DE 5 DIAS??? AS VEZES ATÉ DESCE UM POUQUINHO DE SANGUE VIVO PELA MANHÃ ND DE MAIS... (ND QUE CHEGUE A SUJAR A CALÇINHA)E DEPOIS A TARDE E NOITE Ñ TEM MAIS ND. ME AJUDEM OQ ACHAM Q PODE SER NIDAÇÃO, SANGRAMENTO DE ESCAPE OU MINHA MONSTRA???

    ResponderExcluir
  24. Ola !!!

    eu tomo anticoncepcional a dois meses uso misygyna tomo dia 2 , esse mes minha mestruação veio dia 24 e parou dia 25 ja no outro dia não tive colicas e desceu bem pouqinho , depois no dia 29 tive um sangramento um sangue bem claro e não desceu mais e agora sinto um peso no baixo ventre e sinto q esta inchado ..... alguem ja passou por isso ou sabe o q é >>

    ResponderExcluir
  25. Eu menstruei dia 05/11/13 , tive relaçao dia 14/11/13 sem camisinha(coito interrompido). Nao tomo anticoncepcional e nao tomei a pílula do dia seguinte. No dia 17/11 senti uma cólica e comecei a sangrar,mas o fluxo é bem menor que o da menstruaçao. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  26. Olá, tomo anticoncepcional e no primeiro dia da ultima semana da cartela anterior, uma segunda feira, atrasei-me na toma por 6 horas (em vez de tomar às 2h, tomei às 8h) (há duas semanas atrás). na sexta feira seguinte tive relações com o meu namorado sem preservativo, mas ele não ejaculou, nem dentro nem fora da minha vagina. na quinta feira seguinte, na semana passada, como esperado, a minha menstruação desceu. penso que tenha sido menstruação e não nidação porque precisei de usar pensos grandes e tampões. Nesta segunda feira iniciei a minha nova cartela, e na terça feira só já tive vestigios de sangue quando me limpava. ontem, quarta feira, não tive vestigios, mas hoje tive um pequeno vestigio de sangue no muco, é normal? posso ter confundido a nidação com a menstruação e estar grávida?

    ResponderExcluir
  27. Fiquei nervosa ao acordar e perceber que havia sangrado, um sangramento com sangue vivo apos 5 dias depois de ter tomado a pílula do dia seguinte. Esse sangramento pode ser um efeito colateral do remédio?

    ResponderExcluir
  28. Entao meninas estou com um problema,dia 8 demarco desceu pra mim um pingo rosado no dia seguinte veio como se tivesse acabado,dia 10 que era pra descer,desceu sangue escuro com uma geleiaa no dia seguinte tambem ,quando foi dia 13 ja nao estava descendo mais,mais eu fiz o teste de farmacia e deu negativo.

    ResponderExcluir
  29. Oi pessoal! bem eu proucurei esse site porque a minha mentruação é pra vim dia 15/04, mas só que dia 2/04 houve um pequeno sangramento de apenas 1 dia, será que é nidação ?

    ResponderExcluir
  30. Menstruei dia 28 de março passou oito dias depois de seis dias que foi embora voltou bem pouca e de cor marrom posso esta grávida me ajudem porque ja tenho dois filhos

    ResponderExcluir
  31. Acho que estou em período de nidação,minha menstruação desceu dia 12/04,dia 18,19 tive relação sem proteção,como meu ciclo é regulado e de acordo com as minhas contas eu não estava no período fértil,sei que não é regra,mas segundo a teoria não é impossível,mas é mto difícil engravidar fora do período,não tomei pilula do dia seguinte,não evitei.
    Quando foi dia 23/04 tive um sangramento,que durou 2 dias,não parecia com menstruação,era um sague grosso,escuro,pouca quantidade,as vezes vermelho,será que tive uma nidação?
    Vivi

    ResponderExcluir
  32. Tomei ciclo 21 durante 6 anos parei de toma no dia 4 de fevereiro e de la pra ca so teve relações com meu marido sem se previnir e sempre ejaculando dentro. Meu ciclo e normal mas o último dia da minha menstruação foi dia 30 de março e ate hj dia 08 de maio ainda não desceu sera que estou grávida? mim ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  33. Minha namorada Ficou menstruada em abril dia 8 , maio dia 4 mas final do mês passado em maio tbm dia 29 ela ficou menstruada está normal?

    ResponderExcluir
  34. Oie meninas. Vcs podem me ajudar?
    Dia 1/07 era dia da minha menstruação e sempre tive um fluxo grande, dessa vez nos dois primeiros dias vieram só borra de café e um pouquinho só e no terceiro dia sangue mas em pouca quantidade. Posso estar grávida? (Tive relação no meu período fértil)

    ResponderExcluir
  35. Ola meninas preciso de ajuda....Minha M desceu dia 02/07/14 e qdo foi dia 19/07/14 senti uma colica e qdo vi tinha descido um treco escuro estranho mesmo assim tive relacao cm meu marido,no dia seguinte aconteceu a mesma coisa(dpois da relacao paro)Hj e dia 29/07/14 e ate agora naum aconteceu mais...Naum tomo ac...Esses dias atras fiz um teste de farmacia e deu negativo....M respondam por favor...

    ResponderExcluir
  36. Pessoal minha menstruação veio dia 01 de agosto. Dia 22 veio uma gosma igual uma clara de ovo. Dia 23 desceu uma água rosada e no dia 24 saiu um pouco de gosma marrom. Tive relação no período fértil sem proteção e não tomo AC. Até agora fica molhando o papel quando faço xixi com aguinha igual leite. Será q estou grávida?

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou faça sua pergunta!